domingo, 6 de setembro de 2015

Analogia entre o Pecado e às Drogas Letais à Luz da Bíblia

O pecado é semelhante a uma droga pesada e como toda a droga pesada causa dependência e mata. Fazendo uma breve analogia entre esses dois fatores perigosos e destrutivos, vemos que a semelhança não para por aí, pois assim como as drogas, os efeitos do pecado também são devastadores, a menos que haja uma intervenção divina o seu único caminho é a morte.

No caso das drogas, mesmo aqueles que receberam tratamento rigoroso nas melhores clinicas de reabilitação, podem sofrer uma recaída. Do mesmo modo é o pecado, se não clamarmos pelo socorro e misericórdia do Senhor, com orações e suplicas constantemente, estamos condenados a sucumbir às tentações, seus efeitos e conseqüências mortíferas, por isso demos recusá-lo de todas as formas.

Mas afinal o que é o pecado? 

O pecado é a desobediência, a violação, a transgressão das leis impostas por Deus. É algo desprezível para Deus e o aborrece imensamente. Sua natureza pura e reta, o abomina, pois afronta a sua Santidade e o seu senso de Justiça. Sendo Ele Justo Juiz, puni o transgressor.  Então devemos ter consciência de que Ele mesmo sendo o Deus de amor, repleto de compaixão, não tolera o pecado, pois até a sua misericórdia tem limites quando o ser humano não reconhece e não aceita a correção. 1 João 3:4 Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei. 

Desta forma compreendemos que a vontade pelo proibido, pelo enganoso e a disposição do ser humano em cometer erros, conduz ao pecado, que é a mesma coisa que a consumação desses desejos, que são ilícitos, malignos, ou seja, pensamentos maus, transformando-se em ações más.  Tiago 1:15 Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ser consumado, gera a morte. 

Deus não é homem para que volte atrás e nem tão pouco pode descumprir suas próprias leis, pois o seu principal atributo é a justiça, por isso a bíblia é tão enfática quando fala do pecado, porque a sua punição é a morte, a total separação do Criador. 1 Coríntios 7:28 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei. 

Estudando um pouco mais as sagradas escrituras descobrimos que o pecado provém da mente maligna do inimigo de nossas almas, pois quando lemos desde o principio da criação, vemos que Eva enganada pela serpente, o próprio satanás, transgrediu uma norma vital que Deus havia imposto ao casal. Gênesis 2.17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. A partir daí a inocência e toda a pureza da criação foi corrompida e passou degenerar-se para a morte, que até então não existia. Foi assim que o pecado passou a fazer parte de nossas vidas e conseqüentemente a morte, através dos primeiros homens ele nos foi herdado, pelos nossos antepassados. 

Ao longo de toda a bíblia, Deus nos diz que todos somos pecadores e já nascemos na corrupção e de acordo com as suas leis estaríamos todos condenados a perdição eterna no inferno. Conforme Romanos 3:23, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus. 

Quando fazemos essa analise e passamos a entender a gravidade do pecado, descobrimos que a única maneira de escaparmos da condenação é reconhecendo que somos pecadores e aceitando a Jesus, que é o único que tem o poder para nós transformar em novas criaturas. Romanos 5:17 Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo. 

Renovados pelo Espírito Santo, outorgado pelo poder de Jesus Cristo, passamos a ser dignos de sermos chamados filhos de Deus. De outra forma, continuaremos sendo chamados filhos da desobediência e todos que o fazem incitam a ira de Deus, conforme Colossenses 3:6 Pelas quais coisas vem à ira de Deus sobre os filhos da desobediência;  Romanos 6:23 Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

JESUS é a nossa única saída, nossa única esperança para a salvação de nossas almas, somente Ele cura e pode nos libertar dessa droga perigosa e mortal chamada pecado, ele nos lava com seu sangue precioso e nos limpa de todas as toxinas dessa droga. Hebreus 9:28 assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam. 1João1: 7 Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

Portanto a palavra nos faz entender que ser reto e integro perante o Senhor é obedecer as suas leis, desviando-se do pecado, praticando o bem e amando seus ensinamentos, guardando-os no coração. Esse é o único caminho para salvação. 2 Timóteo 4:8 Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda. 

Por isso devemos dizer NÃO às Drogas, NÃO ao pecado e SIM a JESUS, SIM a Vida!  

F.P.G


Nenhum comentário:

Postar um comentário